O CEO de empresa, Steve Ballmer, apresentou a última versão do pacote
de produtividade da empresa na segunda-feira (16/07), em uma
conferência de imprensa realizada em São Francisco (Califórnia, EUA). O
Office 2013 é “o lançamento mais ambicioso do Microsoft Office que já
fizemos. Transformamos esse Office para ter alguns dos conceitos de
design e princípios que mostramos no Windows 8”, disse Ballmer.
Muitos desses conceitos e princípios têm base no toque. O novo Office
possui inúmeras mudanças para que funcione em tablets e até mesmo
telefones. O Word2013 em um tela de toque, por exemplo, possui um
teclado virtual que aparece quando o usuário toca em qualquer parte do
documento. Também responde a uma variedade de toques e gestos para abrir
e fechar arquivos.
|
|
|
|
Ele também funciona com o recurso Snap do Windows 8, que permite aos
usuários executarem um aplicativo convencional – como o Word – ao lado
de um app Metro. As versões 2013 de outros apps Office (incluindo o
Excel, PowerPoint e OneNote), têm capacidades similares de toque.
OneNote também tem entrada para caneta.
Toda essa função de toque não penaliza as pessoas que gostam de
teclado, apesar de ter algumas mudanças que dão um certo trabalho para
se acostumar. O Word não possui quase margem, um fato que fez com que eu
perdesse a beirada e clicasse no desktop. Esta ação iniciou o Snap, mas
as mudanças não devem desagradar. “Foram feitas menos mudanças do que
quando houve a troca do Office 2007 pra o 2010”, afirmou Michel Silver,
analista da Gartner.
A questão é se os aplicativos como Word, Excel e PowerPoint realmente
precisam, ou se beneficiam, do toque. O touchscreen é suficiente para
fazer com que as empresas abram mão da versão do Office 2010 e outras
mais antigas para pagar sabe-se lá quanto pelo novo recurso? A Redmond
ainda não revelou os detalhes de preços, mas leve em conta o seguinte: O
Office 2010 Professional é vendido por US$350, e não dá desconto para a
atualização a partir do Office 2007.
O Google Apps, cujo preço inicial é de US$5 por usuário ao mês, já é
uma alternativa para muitas empresas que precisam apenas do básico.
|
|
| | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário